Formação em Inteligência Espiritual nas Empresas
Levamos a cabo formação em inteligência espiritual nas empresas com o objetivo de capacitar quem tem cargos de chefia, com competências que lhes permitam gerir com maior eficácia todos os desafios que enfrentam.
Porquê escolher a nossa formação?
Tanto nas formações como nos workshops o foco está no desenvolvimento de competências e comportamentos que permitam aos decisores enfrentarem as situações de maior stress com mais tranquilidade e com maior compaixão em relação aos restantes, para que possam tomar decisões mais conscientes e mais sábias.
O que é a Inteligência Espiritual?
Definimos este tipo de inteligência como a “capacidade de aplicar, manifestar e incorporar recursos espirituais, valores e qualidades para melhorar o funcionamento diário e o bem-estar“.
A capacidade de manifestar
Quando ministramos formação em inteligência espiritual nas empresas trabalhamos a capacidade de manifestar dos decisores, por forma a que se mantenham centrados, calmos e que continuem a tratar os outros com sabedoria e compaixão, independentemente da gravidade do desafio que têm de enfrentar.
Só assim poderão tomar decisões sábias e compassivas mesmo em situações de grande stress.
A importância de ser mensurável
Ao definirmos esta capacidade como uma inteligência, tornamo-la mensurável, sendo possível definir os níveis de desenvolvimento mais baixos, médios e elevados.
Além disso, mesmo não se tratando de um traço de personalidade, é possível desenvolvê-la em todas as pessoas; é claro que, à semelhança do que acontece com as restantes inteligências, este desenvolvimento será mais fácil e natural numas pessoas do que noutras.
Inteligência Espiritual vs inteligência emocional
O modelo da inteligência Espiritual é composto por 22 competências e baseia-se em investigação científica e na aplicação prática no mundo empresarial.
Ao contrário do que sucede com a inteligência emocional, a espiritual engloba competências como a consciência do propósito de vida e da hierarquia de valores, a atenção, a intuição, a intenção, o discernimento, a gratidão, a consciência do ego e do Eu-Superior, a alegria, a beleza, a equanimidade, entre outros.

O propósito da Inteligência Espiritual
Albert Einstein disse “não é possível resolver um problema usando o mesmo nível de pensamento que se utilizou para o criar“.
Quando a tecnologia não é suficiente
Hoje em dia, existem diversos problemas que não temos sido capazes de resolver apesar de já existirem as soluções tecnológicas para o fazer. Isto acontece porque continuamos a utilizar o mesmo nível de pensamento que nos impede de ver a solução.
A inteligência espiritual permite aumentar o nível de consciência, permitindo soluções eficazes para problemas como, por exemplo, as alterações climatéricas e o efeito estufa, o acesso a água potável e a destruição da vida nos oceanos, a poluição de uma forma mais generalizada, as migrações globais e a pobreza extrema, o extremismo religioso, terrorismo e violência, ou até o nível de sofrimento criado pela ausência de compromisso e alinhamento nas empresas.
Estes problemas criam condições de vida que exigem novas capacidades de pensamento para as conseguir ultrapassar.
A inteligência Espiritual e os líderes do futuro
De acordo com Clare Graves, as pessoas só são lideradas por quem esteja no mesmo estado de desenvolvimento, ou meio estado à frente.
Assim, necessitamos que os líderes de hoje estejam preparados para transcender o nível de pensamento atual, incluindo no seu desenvolvimento a inteligência espiritual, como há cerca de vinte anos o fizeram com a inteligência emocional.