No que pensa quando ouve falar de meditação?

A maior parte das pessoas associa a meditação uma prática budista que é feita em retiros espirituais por monges e mestres, mas será que a meditação é mesmo só isto?

Mulher a meditar ao ar livre

Imagem: Mulher a meditar. Fonte: ArtHouse Studio no Pexels

Preparámos este artigo para desmistificar o conceito de meditação e incluímos um vídeo onde poderá conhecer mais sobre esta prática. Vai poder ainda realizar um rápido exercício para conseguir sentir os efeitos que a meditação pode trazer ao seu bem-estar, melhorando a sua qualidade de vida.

Descubra tudo neste artigo (e assista ao vídeo)!

Afinal, o que é meditar?

A meditação é uma técnica que ajuda a desenvolver capacidade de concentração, de manter o foco, a presença e a tranquilidade. É uma prática que exercita a atenção e a observação interior, que nos ajuda a estar mais presentes em cada momento.

Consiste em manter a calma, eliminar os pensamentos que possam estar na sua mente e estar 100% presente e consciente do momento que se está a viver, observando a respiração, o corpo, as emoções e, até mesmo, pensamentos que possam surgir durante a prática.

Há muitas formas de praticar meditação: pode recorrer a meditações guiadas, meditar na natureza, meditar a caminhar, meditar enquanto realiza alguma tarefa mais física, entre muitas outras.

Meditar não exige que se esteja sentado em frente a um altar com as pernas à chinês e olhos fechados. Meditar pode ser feito por cada pessoa, da forma que melhor funcionar para si e da forma que for mais ao encontro com o seu sistema de crenças.

Quer saber mais sobre meditação e como pode experimentar os seus efeitos?

Assista ao vídeo que se segue e participe no exercício que lhe vamos propor!

Vídeo: Meditação: Dicas para principiantes – Dicas Rápidas de Produtividade Ep. 12. Fonte: FULL FILL TV

Depois de assistir ao nosso vídeo, esperamos que a sua ideia sobre a prática de meditação seja mais clara.

Se gostou dos resultados do nosso pequeno exercício e quer implementar esta prática na sua vida, temos um artigo de blog com a sugestão de várias aplicações de meditação que deve explorar.

Descubra tudo aqui: Já parou para respirar hoje? Descubra como abrandar o ritmo!

Partilhe este artigo com os seus familiares e amigos e ajude-os a compreender melhor a prática da meditação e a implementá-la no seu dia a dia!

Boas meditações!