Já teve em mãos tarefas muito longas, que acaba sempre por adiar?

E quando finalmente decide começar essas tarefas, sente que perde muito tempo a definir todos os passos que tem de dar?

Se respondeu que sim a alguma das questões, este artigo é para si!

 

Mulher stressada no trabalho

Imagem: Mulher stressada no trabalho. Fonte: Jeshoots no Unsplash

 

Tarefas longas e demoradas fazem parte do dia a dia de todos, quer profissionalmente, quer a nível pessoal e, por isso, temos duas notícias para lhe dar, mas se uma é boa, a outra nem por isso…

Começamos pela “menos” boa: as tarefas longas existem e vão sempre continuar a existir!

 

A boa notícia é que é possível simplificar as tarefas mais longas ou demoradas, para as desenvolver de uma forma mais rápida e motivante!

 

Desenvolva as suas tarefas longas de forma rápida e motivante

Fazer tarefas longas ou demoradas pode ser um desafio para a motivação e produtividade, mas queremos ajudar a encontrar uma forma de tornar estas tarefas mais fáceis de desenvolver.

Dica: Imagine que a tarefa grande que tem à frente é um elefante!

Ao utilizar esta metáfora, pode perguntar-se: “Como é que eu consigo comer este elefante?”

Utilizando esta metáfora em sentido figurativo, uma vez que comer um elefante inteiro seria impossível, a forma mais eficaz para o conseguir fazer seria dividi-lo em pequenas partes e comer uma de cada vez.

Com as grandes tarefas, a realidade é muito semelhante. Divida a grande tarefa em tarefas mais curtas e vá realizando por partes. O ideal é conseguir criar tarefas que demorem entre 10 e 15 minutos, de forma a serem leves e motivadoras.

Assim, pergunte-se: qual a primeira pequena tarefa que precisa de ser feita para ter este elefante terminado?

Lembre-se: Com tarefas curtas pode ser mais fácil avançar, mas não se esqueça de fazer pausas entre as tarefas! Fazer intervalos para repor a energia, fazer alongamentos ou ingerir algo é muito importante para manter os níveis de produtividade!

Além disso, quando começar a despachar algumas das tarefas curtas vai sentir muito mais motivação para avançar para as restantes!

Quando der por si já despachou grande parte do trabalho e sem grande custo!

Descubra como pode aumentar ainda mais a sua produtividade no nosso artigo de blog “10 dicas para melhorar já a sua produtividade”!


Homem no topo de uma escada

Imagem: Homem no topo de uma escada. Fonte: Samuel Zeller no Unsplash

 

Agora que já conhece esta dica de produtividade, pare de adiar as grandes tarefas que tem para desenvolver. Avance com os seus projectos dividindo as grandes tarefas em tarefas mais curtas e rápidas e realize uma grande quantidade de trabalho quase sem esforço, uma de cada vez porque o multitasking não é aliado da produtividade!

Quer saber mais sobre o multitasking e sobre como este pode prejudicar a sua produtividade? Leia o nosso artigo de blog “Proteja o seu cérebro e acabe de vez com o Multitasking“!

Bom trabalho!