Tem algum conjunto de rotinas, ou hábitos, que repete todas as manhãs?

Sente que esta prática ajuda, ou ajudaria, a viver um dia com mais energia e motivação?

É verdade!

Ter um ritual matinal com um conjunto de tarefas saudáveis que ajudem a acordar e a preparar o seu dia é essencial para que tudo corra bem e a sua energia seja sempre a melhor!

A pensar nisto, criámos este artigo de blog com os 7 melhores hábitos matinais para a sua vida!

Pôr do sol ao ar livre

Imagem: Pôr do sol. Fonte Dawid Zawita no Unsplash

Porquê ter uma rotina matinal?

Ter uma rotina matinal é essencial para se preparar para o dia que chegou e para todas as tarefas que tem para desenvolver.

Quando nos preparamos e nos sentimos bem, temos tudo o que é preciso para que o nosso dia seja muito produtivo, por isso é tão importante que usemos as primeiras horas do dia para cuidarmos de nós.

Hábitos matinais e produtividade

Com o tempo, quando as tarefas da rotina matinal se tornam um hábito, desenvolvê-las todas as manhãs torna-se bastante mais fácil. A prática faz com que as tarefas se tornem quase automáticas e já não tenha de pensar muito, nem fazer um grande esforço para as desenvolver.

Isto faz com que demore menos tempo e que precise de gastar cada vez menos energia para pôr em prática as suas rotinas, que pode dedicar às tarefas do seu dia, ser mais produtivo, ou até desenvolver novos projectos.

Hábitos matinais e motivação

Quando falamos nas razões que nos ajudam a manter a motivação, a primeira que nos vem à cabeça é a observação dos resultados alcançados. Mas será que é mesmo isto que vai manter a sua motivação?

A resposta é depende, porque o resultado da implementação de um novo hábito matinal pode ser imediato ou demorar algum tempo até chegar à sua vida. Assim, resultados mais demorados podem levar à procrastinação e trazer desmotivação.

O grande segredo que temos parara partilhar consigo, que vai ajudar a manter a motivação é pôr em prática! Comece pelo primeiro dia, repita no segundo e, no final de uma semana já terá completado 7 dias. No final do mês, 30. Ao final de um ano, terá completado 365 dias.

O recorde que vai conseguindo atingir a cada dia que passa vai dar-lhe autoconfiança, não vai deixar procrastinar e vai trazer-lhe motivação para continuar a sua rotina todos os dias!

Hábitos matinais e saúde

Pôr em prática as suas rotinas matinais é muito importante para que sinta mais tranquilidade, confiança e saúde.

Começar a manhã a realizar aquilo que gosta e a preparar-se para o dia ajuda a eliminar o stress e a aumentar o bem-estar.

Além disso, dependendo dos hábitos que escolher implementar na sua vida, estes podem contribuir significativamente para o aumento da sua saúde e vitalidade.

Quer saber como? Veja as dicas que se seguem neste artigo!

7 hábitos matinais para implementar já amanhã na sua vida!

Vamos partilhar consigo um conjunto de hábitos que pode implementar na sua rotina matinal, para que possa tirar mais partido da sua energia e vitalidade ao longo do dia.

Escolha os que fizerem sentido para si!

1) Defina uma rotina de sono

Deitar e acordar sempre à mesma hora é essencial para regular o organismo. Com horários para dormir bem definidos terá noites muito mais descansadas e restauradoras.

A parte mais desafiante é manter esta rotina mesmo aos fins de semana, mas com o tempo o seu corpo estará tão habituado a estes horários que poderá nem precisar de acordar com o despertador.

2) Acorde cedo

Aproveite a definição da rotina de sono para começar a acordar mais cedo, de preferência antes do amanhecer. Assim terá mais tempo para si logo de manhã e vai poder fazer as suas rotinas na calma do nascer de mais um dia.

3) Faça uma meditação matinal

Que tal começar o dia com uma meditação simples onde para apenas para observar a sua respiração e o seu corpo?

Meditar logo pela manhã é uma óptima forma de garantir que começa o dia com tranquilidade e no momento presente. É essencial para que não comece a manhã em ritmo acelerado, logo a pensar em tudo o que tem para resolver.

Este exercício é simples. Basta parar por 5 ou 10 minutos para sentir a sua respiração, o seu corpo enquanto respira, observar como estão as suas emoções e se estas estão a causar alguma tensão no seu corpo.

4) Tome um bom pequeno-almoço

Há quem prefira fazer sessões de jejum, mas se não é o seu caso, reserve um pouco do período da sua manhã para tomar um pequeno almoço saudável e nutritivo, de preferência em família!

Pequeno almoço saudável

Imagem: Pequeno almoço saudável. Fonte: Jannis Brandt no Unsplash

Começar o dia com um bom pequeno almoço vai contribuir muito para a sua capacidade de foco, concentração e, consequentemente, para aumentar a produtividade.

5) Faça exercício físico

Fazer exercício físico regular é essencial para manter uma boa saúde e uma boa forma física. Além de ser essencial para a regulação de peso, fazer exercício físico contribui muito para aumentar os níveis de concentração e manter o foco.

Assim sendo, que tal começar o dia com uma caminhada ou uma corrida ao ar livre?

Experimente! Bastam 30 minutos diários para fazer toda a diferença, aumentar a vitalidade no corpo e limpar a mente.

6) Ouça música inspiradora

Se for correr ou caminhar de manhã, esta poderá ser uma óptima altura para ouvir música animada e inspiradora. Se não for, ouca-a enquanto se prepara para ir para o trabalho ou enquanto prepara o pequeno almoço.

Homem a ouvir música inspiradora

Imagem: Homem a ouvir música inspiradora. Fonte: Kuo-Chiao Lin no Unsplash

O que vemos e ouvimos influencia muito a nossa forma de estar, por isso escolha cuidadosamente as músicas que vai ouvir de manhã e opte por músicas inspiradoras, motivadoras, que passem uma mensagem positiva e de energia.

7) Fuja da tecnologia

Não ligue a Internet, nem mexa em aparelhos electrónicos assim que acorda.

Prepare-se com calma, relaxe, inspire-se, cuide de si e, só quando estiver tudo pronto, e estiver perto da hora de começar a trabalhar, então aí sim verifique as suas notificações, as notícias da manhã e a caixa de email.

Fazer isto assim que acorda vai sobrecarregar a sua mente e desgastar a sua energia. Além disso pode acabar com a sua motivação para a sua rotina matinal.

Vamos pôr em prática?

Qualquer que seja a fase da sua vida e os seus objectivos, manter hábitos saudáveis é essencial para que consiga viver uma vida mais plena e com mais propósito.

Por isso, a nossa recomendação é que comece já amanhã de manhã a alterar os seus hábitos matinais e a implementar rotinas que contribuam para o seu bem-estar ao longo de todo o dia.

Mas mais do que a rigidez de implementar todas as dicas que partilhámos consigo neste artigo, queremos deixar o desafio de experimentar e implementar as dicas que fizerem mais sentido para si e para a sua vida.

As pessoas são todas diferentes, funcionam de forma diferente e não existe uma fórmula mágica para todos. Experimente e descubra o que resulta consigo!

Boas manhãs!