Apesar de 2020 ter sido um ano bastante distinto, Setembro é o mês em que a maioria das pessoas regressa das férias e retorna ao seu ritmo normal de trabalho. Se é o seu caso, que tal aproveitar esta fase para implementar algumas mudanças na sua vida, que farão toda a diferença a longo prazo?

Este artigo foca-se nos hábitos, porque é o trabalho diário e as pequenas mudanças que fazemos no dia a dia que trazem as maiores conquistas a longo prazo.

A qualidade da nossa vida no futuro depende dos nossos hábitos de agora!

Se mantivermos os nossos hábitos actuais, os resultados que obteremos serão os mesmos, no entanto se melhorarmos os nossos hábitos agora, no futuro tudo poderá acontecer!

Assim sendo, vamos trabalhar os nossos hábitos diários?

Resultados vs Identidade

Segundo James Clear no seu livro “Hábitos Atómicos”, muitas pessoas começam o processo de mudança de hábitos, concentrando-se no que desejam alcançar, definindo depois os passos que têm de dar para chegar onde pretendem e só numa última fase pensam na pessoa em que se vão/querem tornar, o que leva a hábitos que têm por base um resultado.

Neste artigo, tal como o livro mencionado, queremos lançar o desafio de inverter este processo, apostando na alternativa de criar hábitos baseados na identidade, ou seja, mantendo o foco na pessoa em quem nos queremos tornar.

As maiores mudanças acontecem de dentro para fora, começando pela identidade, passando pelo processo e, finalmente, mudando o resultado.

Por isso, chegou a altura de inverter este processo!

Hábito vs Procrastinação

Segundo o mesmo autor, existem 4 leis de mudança de comportamento que quando aplicadas, funcionam como um ciclo de produtividade capaz de acabar com a procrastinação e de implementar hábitos sustentáveis e duradouros.

Cada uma destas leis funciona como uma alavanca que influencia o nosso comportamento e faz a ponte para a alavanca seguinte.

1ª Lei – Tornar o hábito evidente

Devemos tornar visível e claro aquilo que nos fará desencadear esse hábito, ou seja, ter tudo o que precisamos de forma acessível, para que não haja nenhuma desculpa antes mesmo de começar.

Por exemplo, se queremos ser uma pessoa activa fisicamente devemos ter o fato de treino sempre à mão, os ténis de corrida à porta de casa, ou a mala do ginásio sempre pronta.

2ª Lei – Tornar o hábito atractivo

Quanto mais atractiva for uma circunstância, maior é a probabilidade de esta ser formadora de um hábito.

Pegando no exemplo anterior, se queremos ser uma pessoa activa fisicamente podemos escolher uma roupa de treino que nos faça sentir bem, confiantes e confortáveis. Podemos ainda preparar uma playlist com as nossas músicas favoritas para nos acompanhar durante o treino.

3ª Lei – Tornar o hábito fácil

A disciplina é um recurso finito, por isso comece por escolher hábitos que sejam fáceis de realizar. Com o passar do tempo pode ir aumentando o grau de exigência do seu hábito, para que possa continuar a evoluir, sem comprometer a sua auto motivação.

Para o exemplo que temos estado a utilizar, se queremos ser uma pessoa activa fisicamente, devemos ter um plano de treino desafiante, mas que não seja difícil, pelo menos numa fase inicial. Numa fase inicial podemos escolher fazer uma corrida mais leve, um treino mais tranquilo, ou de menor duração.

4ª Lei – Tornar o hábito gratificante

É mais provável repetirmos um determinado comportamento quando a experiência é gratificante e, como os resultados podem demorar a chegar, todo o percurso deve estar cheio de celebrações intermédias.

Finalizando o exemplo, se queremos ser uma pessoa activa fisicamente, uma forma de sentirmos a gratificação de cumprir o objectivo diário é registar os dias em que realmente cumprimos o definido. Para isso pode recorrer a um conjunto de aplicações de registo de hábitos.

Dica: Veja as nossas sugestões no artigo de blog – Aplicações essenciais para atingir as metas da sua vida

Na FULL FILL recomendamos a leitura do livro “Hábitos Atómicos”, de James Clear, a todos os que querem implementar novos hábitos sustentáveis e duradouros na sua vida.

Este livro está muito bem estruturado, tem conteúdo muito rico e muitos exercícios práticos que pode implementar na sua vida durante a sua leitura!

Assista aqui à recomendação de leitura em formato de vídeo que preparámos para si!

 

Vídeo: Recomendação de leitura “Hábitos Atómicos”, James Clear – Dicas Rápidas de Produtividade Ep. 10. Fonte: FULL FILL TV

 

Boa leitura e boas conquistas!