Com dias cada vez mais exigentes, com tempo cada vez mais escasso e um mercado cada vez mais competitivo, as pessoas querem aprender de forma rápida e eficaz. Isto pode obrigar os gestores de formação a complementar a oferta formativa para os seus colaboradores com soluções integradas de formação presencial e online.

Se há alguns anos era necessário despendermos horas para fazermos um curso ou aprendermos algo, hoje conseguimos aprender coisas através de vídeos curtos e rápidos, preparados para ajudar a aprender ou resolver uma necessidade muito específica.

Por esta razão, a formação presencial já não é a forma exclusiva de ensinar e treinar equipas. E é aqui que entra o Digital Learning.

Mulher a trabalhar numa secretária

Imagem: Mulher a estudar online. Fonte: Avel Chuklanov no Unsplash

Quer saber mais sobre este novo estilo de formação e descobrir como a pode implementar na sua empresa?

Descubra tudo neste artigo!

O que é o Digital Learning?

O Digital Learning está directamente associado ao uso de tecnologia para adquirir novos conhecimentos. É o modelo de aprendizagem que está cada vez mais presente na vida pessoal e profissional de cada um.

Facilmente nos lembramos de plataformas e redes que disponibilizam conteúdo formativo pago ou gratuito, como o YouTube, o Udemy, o TED, entre muitos outros, e com certeza que todos nós já fomos ao YouTube aprender a fazer algo em 5 minutos, ou já participámos num curso online.

As modalidades de aprendizagens são muitas, mas a realidade é que as empresas continuam a recorrer à formação inteiramente presencial ou a cursos em formato de Online Learning (e-Learning).

O que é o e-Learning?

O e-Learning é um modelo de formação online que já está implementado no mercado há vários anos e é a opção de muitas empresas em Portugal, quando chega a hora de dar formação aos seus colaboradores.

Apesar de ser virtual e ter a vantagem de poder ser feito em horários flexíveis, nem sempre é fácil manter a motivação durante estes cursos e os formatos pouco inovadores dificultam a aprendizagem e não contribuem para a produtividade dos formandos. Esta necessidade criou um modelo de formação online, mais prático e adaptável ao ritmo de trabalho dos dias de hoje – o Micro Learning.

O que são os conteúdos Micro Learning?

O Micro Learning é o presente e o futuro para complementar a formação para particulares e empresas. É o modelo que oferece uma forma rápida e prática de adquirir novos conhecimentos.

O formato dos conteúdos formativos que são disponibilizados online por especialistas em determinadas áreas, tendem a apresentar contornos diferentes do que era utilizado até então.

Quando falamos em Micro Learning estamos a falar de vídeos, artigos de blog, ou até feeds criados para abordar um determinado tema. São conteúdos criados em formatos mais densos e curtos que permitem às pessoas aprender algo novo todos os dias, sem que tenham de dispensar demasiado tempo e energia, que tantas vezes são causas de procrastinação.

Esta informação está mais condensada e normalmente é disponibilizada online através das redes sociais ou através de plataformas privadas de formação e é uma excelente solução para as equipas manterem o foco e aprenderem algo regularmente sem prejudicarem a sua produtividade.

As áreas de formação e de gestão de pessoas poderão completar a formação aos seus colaboradores também com soluções de Micro Learning.

Precisa de uma solução de Micro Learning para a sua equipa?

Na FULL FILL acreditamos que este modelo de aprendizagem micro é um excelente complemento à formação presencial. Por isso, além na nossa oferta de formação presencial, investimos regularmente na criação de conteúdos com o objectivo de dar às equipas de trabalho as ferramentas essenciais para melhorarem a sua produtividade.

Se sente que precisa de uma solução de Micro Learning integrada fale connosco!

Com a FULL FILL Digital Learning a sua empresa terá acesso a uma plataforma integrada de formação que inclui o acesso a dezenas de categorias de conteúdos com centenas de vídeos formativos, que ficam disponíveis para ser consultados por toda a sua equipa.

E não terá acesso apenas aos conteúdos FULL FILL. Terá acesso a centenas de conteúdos pré-selecionados e da autoria de grandes especialistas nas diferentes áreas.

Quer saber mais sobre esta solução de Micro Learning e como a pode implementar na sua empresa?

Fale connosco!