Aumentar a produtividade no trabalho é algo que muitas pessoas desejam, porque há sempre espaço para melhorar as práticas de qualquer pessoa. Para ajudá-lo, tem aqui 10 dicas de produtividade.

Como melhorar a produtividade?

1. Aumente a sua energia

As pessoas altamente produtivas parecem estar cheias de entusiasmo, mas isso não chega de forma natural a todos. Para ajudá-lo a aumentar seus níveis de energia, crie um momento todas as manhãs para anotar o seu grande objectivo, ou o porquê da sua busca actual. Funcionará como um excelente lembrete da razão pela qual está a dar tudo no trabalho. Começar o dia com uma actividade física é também uma excelente forma de aumentar a sua energia.

2. Controle o seu calendário

Trabalhar num ambiente onde todos possam visualizar o seu calendário pode ser conveniente, mas também pode trazer problemas, pois deixa de ter controlo sobre o seu tempo. Assim, outros podem ver espaços vazios como oportunidades para agendar reuniões, mesmo que você tenha intenção de usar o tempo para outras tarefas. Em vez de deixar seu calendário nas mãos dos outros, bloqueie o tempo que você precisa para lidar com tarefas críticas.

3. Defina um prazo limite apertado

Algumas pessoas produzem melhor sob pressão, permitindo-lhes realizar mais do que pensavam que poderiam nesse espaço de tempo. Pode recriar essa sensação ao bloquear menos tempo do que você realmente pensa que precisa. Muitas vezes, achará que o seu foco melhora quando você começa a trabalhar e, finalmente, acabar a horas!

4. Desligue as notificações do seu computador e smartphone

Embora desligar totalmente o seu smartphone nem sempre seja prático, desligar as suas notificações é essencial. Na verdade, as notificações frequentes são factores de distracção e é quase garantido que irão afastar a sua atenção da tarefa importante que tem em mãos. Assim, quando tem mesmo de terminar uma tarefa, e quer fazê-lo da melhor forma, desligue as notificações para que se possa concentrar com maior facilidade.

5. Programe o tempo de verificação do email

As notificações de email também contribuem muito para um desvio da sua concentração. Na verdade, de cada vez que se desliga da sua tarefa do momento para ver um email que chegou, poderá estar a cometer um erro. Não deixe o email controlar o seu dia. Em vez disso, programe um horário no início, no meio, e no final do dia para ler e processar o email.

6. Evite música que tenha letra

Muitos profissionais gostam de ter som ambiente enquanto trabalham, mas a música com letra pode realmente distrair. Se é uma dessas pessoas, opte por música sem letra, para que não se sinta tentando a parar o que está a fazer e a cantar a música que está a ouvir, distraindo-se de uma tarefa importante.

7. Ataque as prioridades primeiro

Embora pareça algo óbvio, muitas pessoas renunciam a certas tarefas prioritárias a favor de tarefas menos urgentes. Evite fazê-lo, porque depois sentir-se-á aflito, sem tempo para concluir o que realmente tem mais importância nesse momento.

Se tiver tarefas longas para resolver, descubra a melhor forma de as realizar no nosso artigo de blog “Tarefas longas: Como ultrapassar este desafio de produtividade?”

8. Depois, concentre-se nas tarefas que demoram apenas 2 minutos

As pequenas tarefas podem fazer com que sua lista de tarefas pareça interminável. Então, para reduzir o trabalho, de modo a que o volume do mesmo não pareça tão avassalador, depois de atacar as tarefas prioritárias, siga para as tarefas rápidas, de dois minutos.

Quer conhecer melhor esta técnica de produtividade? Leia o nosso artigo de blog “Aumente a sua produtividade com a regra dos 2 minutos!”

9. A perfeição é a inimiga do bom

Quando se trata de um negócio seu, provavelmente quer ter certeza de que tudo fica perfeito. Mas a perfeição pode, em última instância, ser o inimigo, e muitas vezes é uma ilusão, especialmente se continuar a tentar melhorar algo que já é bom. Em vez disso, concentre-se noutras tarefas, e aceite que o “bom” pode ser o suficiente para o sucesso.

10. Adopte a automatização

No mundo tecnológico de hoje, existem muitas opções para automatizar processos, como emails e entrega de propostas ou cotações. Se houver uma tarefa que possa automatizar, não hesite. Poderá, assim, diminuir a sua lista de tarefas, de forma significativa.

Siga estas 10 dicas e diga-nos como aumentou a sua produtividade.

Nota: Este artigo foi inspirado pelo artigo escrito por Larry Kim, publicado no Inc.com, a 27 de Novembro de 2017.