O que é Coaching profissional?
A ICF define Coaching como uma parceria com clientes num processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional, o que é particularmente importante no ambiente incerto e complexo de hoje. Os Coaches honram o cliente como o especialista da sua vida e trabalho, e acreditam que cada cliente é criativo, engenhoso e inteiro.
Assim, a responsabilidade do Coach é:
- Descobrir, esclarecer e alinhar com o que o cliente quer alcançar
- Incentivar a autodescoberta do cliente
- Suscitar soluções e estratégias geradas pelo cliente
- Manter o cliente responsável pelas suas acções e resultados
Este processo ajuda os clientes a melhorar drasticamente as suas perspectivas de trabalho e de vida, ao mesmo tempo melhora as suas capacidades de liderança e desbloqueia o seu potencial.
Como pode determinar se o Coaching é adequado para si?
Para determinar se o seu caso ou da sua empresa poderiam beneficiar do Coaching, comece por resumir o que esperaria obter com o processo de Coaching. Quando uma pessoa ou empresa tem uma ideia bastante clara do resultado desejado, uma parceria de Coaching pode ser uma ferramenta útil para o desenvolvimento de uma estratégia de como alcançar esse resultado com maior facilidade.
Como o Coaching é uma parceria, pergunte a si mesmo se a colaboração, outros pontos de vista e novas perspectivas são valorizadas. Além disso, pergunte-se se pessoalmente ou o seu negócio está pronto para dedicar o tempo e a energia para fazer mudanças reais. Se a resposta for afirmativa, então o Coaching pode ser uma maneira benéfica de crescer e desenvolver.
Como o Coaching é diferente de outras profissões?
O Coaching profissional concentra-se na definição de metas, criando os seus próprios objectivos e gerindo mudanças pessoais. Às vezes é útil compreender o Coaching distinguindo-o de outras profissões de suporte pessoal ou organizacional.
Terapia: trata da cura da dor, disfunção e conflito dentro da pessoa ou nos seus relacionamentos. O foco é muitas vezes na resolução de dificuldades decorrentes do passado que dificultam o funcionamento emocional de um indivíduo no presente, melhorando o funcionamento psicológico geral, e lidar com o presente de forma mais emocionalmente saudável. O coaching, por outro lado, apoia o crescimento pessoal e profissional baseado na mudança iniciada na busca de objectivos específicos accionáveis. Estes resultados estão ligados ao sucesso pessoal ou profissional. Coaching é focado no futuro. Embora os sentimentos/emoções positivas podem ser um resultado natural do coaching, o foco principal é a criação de estratégias accionáveis para alcançar metas específicas no trabalho ou na vida pessoal. A ênfase na relação de Coaching estão na acção, responsabilidade, e seguir em frente.
Consultoria: os indivíduos ou organizações retêm os consultores pelo seu conhecimento. Embora as abordagens de consultoria variam amplamente, o pressuposto é que o consultor irá diagnosticar problemas e prescrever e, por vezes, implementar soluções. Com o Coaching, a suposição é que os indivíduos ou as equipas são capazes de gerar as suas próprias soluções, com o Coach fornecendo abordagens e estruturas de suporte, baseados nas descobertas próprias do processo de Coaching
Mentoring: um mentor é um perito que fornece sabedoria e orientação com base na sua própria experiência. O mentoring pode incluir assessoria, aconselhamento e coaching. O processo de Coaching não inclui assessoria nem aconselhamento, e concentra-se nos indivíduos ou nos grupos definindo e alcançando seus próprios objectivos.
Formação: os programas de formação baseiam-se nos objectivos estabelecidos pelo Coach ou instrutor. Embora os objectivos sejam esclarecidos no processo de coaching, eles são estabelecidos pelo indivíduo ou pela equipa que participa no processo de Coaching, com orientação fornecida pelo Coach. A formação também assume um caminho de aprendizagem linear que coincide com um currículo previamente estabelecido. O Coaching é menos linear e não tem um currículo definido.
Desenvolvimento Atlético: apesar de se utilizar muitas vezes metáforas desportivas, o Coaching profissional é diferente do Coaching desportivo. O Coach desportivo é visto frequentemente como um perito que guia e dirige o comportamento dos indivíduos ou das equipas baseadas na sua experiência e conhecimento. Os Coaches profissionais possuem essas qualidades, mas a sua experiência e conhecimento do indivíduo ou da equipa determina a direcção. Além disso, o Coaching profissional, ao contrário do desenvolvimento atlético, não se concentra nos comportamentos que possam estar a ser mal-executados. Em vez disso, o foco é na identificação de oportunidades para o desenvolvimento com base nos pontos fortes e capacidades individuais.
Benefícios de usar um Coach
O Coaching profissional traz muitos bons benefícios: novas perspectivas sobre desafios pessoais, competências melhoradas de tomada de decisão, maior eficácia interpessoal, e maior confiança. E, a lista não termina aqui. Aqueles que participam num processo de Coaching também podem esperar uma melhoria apreciável na produtividade, satisfação de vida e do trabalho, e a realização de metas relevantes.