Há pessoas que afirmam que só ficam 100% acordados e prontos para começar a trabalhar depois de tomarem o seu café da manhã, enquanto que outras afirmam que “café, nem vê-lo” e preferem aquecer o estômago com um chá quente ou uma infusão saborosa.

Mulher a beber chá

Imagem: Mulher a beber chá. Fonte: Drew Coffman no Unsplash Suhyeon Choi no Unsplash

Mas afinal, qual destas opções será a mais acertada para começar o dia? E para terminar?

Será que existe uma opção mais saudável do que outra?

Neste artigo vamos acabar com as dúvidas e ajudar a escolher a sua bebida de eleição, para cada altura do dia!

Como é que o chá ou o café podem influenciar a sua vida?

A bebida ideal depende muito do seu gosto e do objectivo que tem quando consome, uma vez que existem muitos factores que podem influenciar a sua escolha.

Como queremos ajudar a tomar decisões mais conscientes que contribuam para um dia a dia produtivo, deixamos aqui alguns dados que, com certeza, vão fazer toda a diferença quando chegar a hora de escolher a bebida que quer tomar.

Lembre-se: a sua escolha pode ter por base diferentes factores de decisão. Partilhamos consigo 6 deles:

  • Cafeína – Se a cafeína é o principal factor que leva a optar por uma chávena de café em vez de chá, o motivo é bastante válido. Enquanto que uma chávena de café de filtro tem entre 80 a 115 miligramas de cafeína, uma chávena de chá contém apenas cerca de 40 miligramas.
    Por outro lado, se quer afastar-se ao máximo da cafeína para não criar qualquer tipo de dependência, saiba que existem várias opções de chás e infusões que não contêm este composto.
  • Foco e concentração – Segundo um estudo levado a cabo pela Lipton Institute of Tea, uma dose dupla de chá pode aumentar o estado de alerta ao mesmo nível que o café, devido à mistura de odores e sabores. Por isso, se o seu objectivo é aumentar o seu foco e concentração, pondere bem antes de escolher o café!

Chá com limão

Imagem: Chá com limão. Fonte: Suhyeon Choi no Unsplash

  • Qualidade do sono – Se a qualidade do seu sono é um factor muito importante para si (é um dos principais factores que contribuem para a produtividade), precisa de saber que, segundo um estudo feito pela Universidade de Surrey na Grã-Bretanha, olhando para as mesmas quantidades de consumo, as pessoas que optam por beber café durante o dia têm mais dificuldade em adormecer do que as pessoas que escolhem o chá.
  • Manchas nos dentes – A problemática das manchas dos dentes causadas pelo café já não é novidade para ninguém, mas será que o chá mancha os dentes? Segundo especialistas em odontologia da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, os pigmentos naturais do chá tendem a aderir mais ao esmalte dos dentes do que os do café, contribuindo ainda mais para a criação de manchas no esmalte.
  • Bem-estar emocional – Segundo pesquisas divulgadas pela Australian & New Zealand Journal of Psychiatry uma chávena de café por dia diminui o risco de depressão em 8%. Mas o chá não fica atrás. Segundo a Universidade College London, pessoas que bebem 3 chávenas de chá por dia apresentam um risco de depressão 37% menor do que os que não consomem esta bebida.
  • Bem-estar físico – Tanto o chá como o café são conhecidos pelos seus benefícios para o corpo. Ambas as bebidas contribuem para a prevenção de diabetes e, enquanto que o café é responsável por proteger o coração, o chá é conhecido como um forte aliado à prevenção e combate de cancros, devido às suas propriedades antioxidantes.
    Soma-se ainda às vantagens do chá a grande variedade e diversidade de opções e finalidades.

Chávena de café

Imagem: Chávena de café. Fonte: Mike Kenneally no Unsplash

Em suma, apesar de ambas as bebidas serem consideradas saudáveis, dependendo do efeito que pretende alcançar, recomendamos o consumo do chá em detrimento do café.

O chá, além de ter menos quantidade de cafeína (um composto químico altamente viciante e até considerado por muitos “a droga mais vendida no mundo”), existem inúmeras variedades de chá que podem ser escolhidos de acordo com a intenção e efeito que pretende para o seu corpo.

Se recorre a estas bebidas para aumentar a produtividade diária, deixamos o convite para conhecer o nosso artigo de blog “10 dicas para melhorar já a sua produtividade” e descobrir como pode aumentar a sua produtividade naturalmente, com técnicas simples e eficazes.

Além disso, existe um conjunto de rituais muito saudáveis capazes de fazer toda a diferença na sua produtividade, descubra-os no nosso artigo de blog “5 Rituais indispensáveis para aumentar a produtividade (Inclui Vídeo!)”

E você, que bebida prefere e quais os sintomas ou efeitos que cada uma lhe causa?
Partilhe connosco nos comentários deste artigo!