Sente que mantém o seu foco nas tarefas do dia a dia, mas a lista de afazeres não pára de crescer?

Então esta dica é para si!

Ampulheta - Regra 2 minutos

Imagem: Ampulheta – Regra 2 minutos. Fonte: FULL FILL

A regra dos 2 minutos é uma dica essencial para quem quer aumentar a produtividade e despachar um maior número de tarefas todos os dias.

A regra dos 2 minutos: Uma dica para qualquer pessoa

A regra dos 2 minutos tem como objectivo manter a sua mente limpa das tarefas rápidas que surgem na sua mente enquanto está a desenvolver outras mais complexas ou demoradas.

Imagine que está a trabalhar numa tarefa grande e demorada e que se lembra de outras que também tem para fazer. A regra dos 2 minutos diz-nos que, se as tarefas de que nos lembramos não demoram mais de 2 minutos a serem feitas, devem ser realizadas de imediato.

Deve estar a perguntar-se: isto não vai diminuir a minha produtividade na tarefa original?

A resposta é: Não!

Quando se lembra de uma tarefa a meio de outra a distracção é inevitável e vai sentir a necessidade de apontar essa tarefa para que não volte a esquecer-se. Este processo já vai levar o seu tempo e vai dispersar a sua atenção da tarefa original.

Para além disso, na maioria dos casos, inconscientemente vai começar a pensar nos passos que tem de dar para realizar essa tarefa, desenvolvendo o raciocínio necessário para a sua concretização.

Assim sendo, se não demorar mais do que 2 minutos, pode aproveitar o momento de distracção para despachar logo a tarefa e não fazer crescer ainda mais a sua lista de afazeres daquele dia.

Se guardar para depois vai ter de repetir todo o raciocínio necessário para a sua realização, vai desperdiçar tempo e duplicar os seus esforços.

Por isso, se essa tarefa precisa mesmo de ser feita e não toma mais do que 2 minutos do seu tempo, faça-a de imediato!

E isto nada tem a ver com o tão desaconselhado mutitasking. Se quiser saber mais sobre multitasking, leia o nosso artigo de blog “Proteja o seu cérebro e acabe de vez com o Multitasking”

Contador de 2 minutos

Imagem: Contador de 2 minutos. Fonte: FULL FILL

Agora que já conhece a regra dos 2 minutos, experimente, treine e implemente no seu dia a dia!

Com o tempo ira conseguir analisar o impacto que esta prática simples terá na sua produtividade.

Surpreenda-se e partilhe connosco a sua experiência!